top of hosting header

website hosting main area top

chamada-portal-empregos-left

Revista Científica de
Gestão e Secretariado

B2 no Qualis

Novos artigos publicados.
Acesse e leia!
Redes
Sociais
seta icon_facebooktwitter

Quem está online

Nós temos 395 visitantes online
A atuação da Secretária na Administração Pública - Set/2006 Imprimir E-mail

 Vantini, Ivone
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Orientador: Prof. Ms. Araújo, Luís Fernando
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Faculdade Ítalo Brasileira - São Paulo
Curso de Pós Graduação em Assessoria Executiva

Resumo:

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a administração pública, o surgimento do profissional de secretariado, as funções e comportamentos de uma secretária que atua como servidora em empresas públicas.

Definiremos o que é Administração Pública e qual a finalidade dos órgãos públicos e sua importância na sociedade.

Faremos um breve histórico do surgimento do profissional de secretariado para que possamos entender sua história no mercado de trabalho.
Serão objetos de nosso estudo, a ética, a maneira de se comportar, as atitudes, os procedimentos, as relações diante de certas situações.

A empresa pública está buscando profissionais capazes de adotar um novo modelo de gestão pública, baseado na percepção, visão global, facilidade de se relacionar com pessoas e delegar poderes, características típicas do profissional de secretariado.

Na Administração pública, a secretária pode tornar-se um agente multiplicador influenciando os seus colegas a buscarem mudanças que melhorem a qualidade dos serviços executados

Palavras chaves: administração pública, mercado de trabalho, comportamento profissional

Introdução

A necessidade de nos aprofundarmos nos estudos sobre a atuação da Secretária na Administração Pública surgiu a partir de questões ligadas ao dia-a-dia do profissional secretariado com as quais debatíamos constantemente nos trabalhos rotineiros na assessoria executiva do profissional secretariado dentro da organização pública. Por esse motivo, julgamos pertinente iniciar este trabalho com um breve panorama sobre administração pública e o profissional secretariado.

As modificações sociais e econômicas, oriundas da globalização, fizeram com que a secretária se aperfeiçoasse com a competência técnica, a compreensão social, política e econômica e aplicando suas aptidões para atuar em todas as áreas de trabalho. As empresas públicas necessitam cada vez mais de profissionais qualificados, polivalentes e dispostos a partilharem esforços para que as rotinas administrativas/burocráticas se desenvolvam de forma eficaz e harmoniosa. É importante que a secretária saiba enfrentar as dificuldades e desafios impostos por este ambiente de trabalho, ou seja, falta de recursos financeiros materiais e tecnológicos e com falta de profissionais qualificados para a função.

A proposta inicial que norteou nosso trabalho evidenciou um inquestionável vínculo com os interesses imediatos do profissional de secretariado em aprimorar a eficiência da secretária em relação a sua comunicação interna e externa: em resolver problemas da repartição pública no tocante ao público externo e ao mesmo tempo otimizar seus recursos de comunicação. Um outro problema está relacionado à necessidade de circunscrever uma identidade do profissional secretariado dentro da organização em que atua.

Procuraremos neste trabalho uma reflexão sobre a administração pública e também o surgimento do profissional de secretariado e suas funções e comportamentos, atuando como servidora em empresas públicas.

 



 
<< Voltar >>



Todos os direitos reservados © 2014 SINSESP - Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo
R. Tupi, 118 - Pacaembu - São Paulo - SP - 01233-000 - Tel.: (11) 3662-0241 - Fax: (11) 3666-6315 - sinsesp@sinsesp.com.br
Este site não é compativel com Internet Explorer 6
Design by Web2a Studio!