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CBO - Classificação Brasileira de Ocupações Imprimir E-mail

2523 – Secretário Executivo (bacharel ou tecnólogo)
4110- Assistentes Administrativos
3515 – Técnico em Secretariado

A CBO é uma publicação brasileira que classifica as diversas atividades dos trabalhadores do País, nos mais diferentes setores de atividade, tanto do setor público como privado.

Nessa publicação as profissões são catalogadas e numeradas e a OIT - Organização Internacional do Trabalho, retira dados dessa publicação para confeccionar o Código Internacional de Ocupação.

No ano de 2000, o Ministério do Trabalho na obrigação de atualizar a CBO, contratou a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas - da USP.

Os pesquisadores da FIPE, realizaram um trabalho excelente e convidaram tanto o Presidente do SINSESP (Francisco Tadeu Nascimento), como a Presidente da FENASSEC (Leida Moraes), para colaborar nas atividades e elaborar os novos códigos, bem como outros profissionais secretários de empresas e instituições governamentais.

Após intenso trabalho, que durou meses, pois foram levantadas todas as atividades do profissional Secretário Executivo, conseguimos definir na classificação, além dos termos Executivo, os termos Bilíngüe, de Presidência, de Diretoria, Assistente, Assessor (a) e Auxiliar, o que aliás já é antigo no mercado.

Em 2010, percebendo a necessidade, através de novos questionamentos da sociedade e do aparecimento dos cursos tecnológicos, a FIPE convidou novamente o SINSESP (através de sua vice-presidente - Maria do Carmo Assis Todorov – formada no curso tecnológico de Secretariado e a presidente Isabel Cristina Baptista) para nova análise das áreas de competências da profissão do Secretariado e inclusão dos cursos de tecnologia.

Qual é a importância desse fato? Qual é o significado dessa inclusão?

A importância é que doravante nenhuma empresa poderá se esquivar de cumprir a legislação, alegando que não possui secretária, mas auxiliares, assessores e assistentes, fato este, comum, no País do "jeitinho", e que fazia com que até as secretárias acreditassem e dissessem "Eu não sou secretária, sou assistente (ou assessora)", embora as atividades de trabalho fossem as da lei de regulamentação.

O significado dessa inclusão é o nível de atuação do profissional de secretariado, seja ele registrado em seu vínculo empregatício como secretário, assessor, assistente, auxiliar ou qualquer outro "apelido", pois estamos mais identificados agora ao Código de Ocupação Internacional, que já previa para outros países essas classificações no caso de profissionais de secretariado.

Os Códigos dos Profissionais de Secretariado estão, na nova CBO, assim definidos:

2523 :: Secretárias(os) executivas(os) e afins

Títulos
2523-05 - Secretária(o) executiva(o)

Assessor de diretoria, Assessor de presidência, Assistente de diretoria, Assistente de presidência, Auxiliar administrativo de diretoria, Auxiliar administrativo de presidência, Secretário de diretoria, Secretário de gabinete, Secretário de presidência, Secretário pleno, Secretário sênior, Tecnólogo em secretariado
2523-10 - Secretário bilíngüe

Assessor bilíngüe, Assistente bilíngüe, Auxiliar administrativo bilíngüe, Secretário bilíngüe de diretoria, Secretário bilíngüe de gabinete, Secretário bilíngüe de presidência, Secretário pleno bilíngüe, Secretário senior bilíngüe
2523-15 - Secretária trilíngüe

Assessor trilíngüe, Assistente trilíngüe, Auxiliar administrativo trilíngüe, Secretário pleno trilíngüe , Secretário sênior trilíngüe , Secretário trilíngüe de diretoria, Secretário trilíngüe de gabinete, Secretário trilíngüe de presidência
2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar

Secretário de escola(tecnólogo), Secretário escolar(tecnólogo)

Descrição Sumária
Assessoram os executivos no desempenho de suas funções, atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.
Condições gerais de exercício
Trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Formação e experiência
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nível de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


A importância da CBO – conheça a do Secretariado e exija a sua em sua Carteira de Trabalho

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional. Seus dados alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento (1) , da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

» Classificação enumerativa: codifica empregos e outras situações de trabalho para fins estatísticos de registros administrativos, censos populacionais e outras pesquisas domiciliares. Inclui códigos e títulos ocupacionais e a descrição sumária. Ela também é conhecida pelos nomes de nomenclatura ocupacional e estrutura ocupacional.

Código 2523
Título Secretária Executiva

» Classificação descritiva: inventaria detalhadamente as atividades realizadas no trabalho, os requisitos de formação e experiência profissionais e as condições de trabalho.

A função enumerativa da CBO é utilizada em registros administrativos como:

* Relação Anual de Informações Sociais – RAIS
* Cadastro Geral de Empregos e Desempregados – CAGED
* Seguro Desemprego
* Preenchimento Carteira de Trabalho
* Qualificação Profissional
* Aprendizagem
* Intermediação de mão-de-obra
* Imigração
* Ministério da Saúde – registros de: mortalidade profissional, incidência de doenças relacionadas a ocupação e RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde.
* Imposto de Renda Pessoa Física
* Previdência Social – CNIS-Cadastro Nacional de Informações Sociais
* IBGE – Pesquisas: Censo, PNAD-Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílios, PME-Pesquisa Mensal de Emprego

A função descritiva é utilizada nos serviços de recolocação de trabalhadores como o realizado no Sistema Nacional de Empregos - Sine, na elaboração de currículos e na avaliação de formação profissional, nas atividades educativas das empresas e dos sindicatos, nas escolas, nos serviços de imigração, enfim, em atividades em que informações do conteúdo do trabalho sejam requeridas.

(1) Reconhecimento para fins classificatórios, sem função de regulamentação profissional.

Atualmente a CBO conta com 607 famílias ocupacionais, 2511 ocupações e 7419 titulações sinônimas.

Mais informações no site: www.mtecbo.gov.br

CBO é uma publicação brasileira que classifica as diversas atividades dos trabalhadores do País, nos mais diferentes setores de atividade, tanto do setor público como privado.

Nessa publicação, as profissões são catalogadas e numeradas, e a OIT - Organização Internacional do Trabalho retira dados dessa publicação para confeccionar o Código Internacional de Ocupação.

No ano 2000, como quase tudo no Brasil, a CBO se encontrava desatualizada, e por diversas vezes escrevemos para o Ministério do Trabalho, sugerindo que fosse seguida no Brasil, para o caso dos profissionais de secretariado, a mesma classificação do Código Internacional, mas não obtivemos resposta.

Porém, o Ministério do Trabalho na obrigação de atualizar a CBO, contratou a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas- da USP, para proceder à atualização.

Os pesquisadores da FIPE realizaram um trabalho excelente e convidaram tanto o Presidente do SINSESP (Francisco Tadeu do Nascimento), como a Presidente da FENASSEC (Leida Moraes), para colaborar nas atividades e elaborar os novos códigos, bem como outros profissionais secretários de empresas e instituições governamentais.

Após intenso trabalho, que durou meses, pois foram levantadas todas as atividades do profissional Secretário Executivo, conseguimos definir na classificação, além dos termos Executivo, os termos Bilíngüe, de Presidência, de Diretoria, Assistente, Assessor (a) e Auxiliar, o que aliás já é antigo no mercado.

Em 2010, percebendo a necessidade, através de novos questionamentos da sociedade e do aparecimento dos cursos tecnológicos, a FIPE convidou novamente o SINSESP (através de sua vice-presidente - Maria do Carmo Assis Todorov – formada no curso tecnológico de Secretariado e a presidente Isabel Cristina Baptista) para nova análise das áreas de competências da profissão do Secretariado e inclusão dos cursos de tecnologia.

Qual é a importância desse fato? Qual é o significado dessa inclusão?

A importância é que doravante nenhuma empresa poderá se esquivar de cumprir a legislação, alegando que não possui secretária, mas auxiliares, assessores e assistentes, fato este, comum, no País do "jeitinho", e que fazia com que até as secretárias acreditassem e dissessem "Eu não sou secretária, sou assistente (ou assessora)", embora as atividades de trabalho fossem as da lei de regulamentação.

O significado dessa inclusão é o nível de atuação do profissional de secretariado, seja ele registrado em seu vínculo empregatício como secretário, assessor, assistente, auxiliar ou qualquer outro "apelido", pois estamos mais identificados agora ao Código de Ocupação Internacional, que já previa para outros países essas classificações no caso de profissionais de secretariado.

A CBO - Classificação Brasileira de Ocupação está dividida da seguinte forma:

10 grandes grupos - GG:

1º) Membros superiores do poder público, dirigentes de organização de interesse público e de empresa e gerentes.

2º) Profissionais das ciências e das artes

3º) Técnicos de nível médio

4º) Trabalhadores de serviços administrativos

5º) Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados, etc...

47 subgrupos principais - SGP

192 subgrupos - SG

596 grupos de base ou famílias ocupações - GB

2422 ocupações (com mais de 7.258 títulos sinônimos) - O

Os grandes grupos são definidos por ordem de competência de cada um, ou seja, o GG 2 são para profissionais com mais competência do que o GG 3 e assim por diante.

A nossa profissão foi classificada agora no GG 2 (para Secretária Executiva) e GG 3 (para Técnico em Secretariado).

Abaixo a definição de cada um destes grupos:

GG 2 - Profissionais das Ciências e das Artes:

Este grande grupo compreende as ocupações cujas atividades principais requerem para seu desempenho conhecimentos profissionais de alto nível e experiência em matéria de ciências físicas, biológicas, sociais e humanas. Também está incluído neste grande grupo pessoal das artes e desportos, cujo exercício profissional requer alto nível de competência como, por exemplo, maestros, músicos, dentre outros. Suas atividades consistem em ampliar o acervo de conhecimentos científicos e intelectuais, por meio de pesquisas; aplicar conceitos e teorias para solução de problemas ou por meio da educação, assegurar a difusão sistemática desses conhecimentos. A maioria das ocupações deste grande grupo requer competências nível quatro da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações - CIUO 88 (1).

GG 3 - Técnicos de Nível Médio:

Este grande grupo compreende as ocupações cujas atividades principais requerem, para seu desempenho, conhecimentos técnicos e experiência de uma ou várias disciplinas das ciências físicas e biológicas ou das ciências sociais e humanas. Essas atividades consistem em desempenhar trabalhos técnicos relacionados com a aplicação dos conceitos e métodos em relação às esferas já mencionadas referentes à educação de nível médio. A maioria das ocupações deste grande grupo relaciona-se ao nível 3 de competência da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações - CIUO 88 (1).

COMENTÁRIO: PORQUE NÃO ESTAMOS NO GRANDE GRUPO 4 - TRABALHADORES DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS:

Este grande grupo compreende dois subtipos: Aqueles que realizam trabalhos burocráticos, sem contato constante com o público e trabalhadores administrativos de atendimento ao público. O primeiro subtipo compreende as ocupações cujas atividades principais requerem para seu desempenho conhecimentos e experiência necessários para ordenar, armazenar, computar e recuperar informações. As atividades consistem em realizar trabalho de secretaria, como digitar e/ ou escanear e reproduzir textos e dados em computadores, realizar outros tipos de operação em equipamentos de escritório. O segundo subtipo compreende atividades de fornecimento de serviços a clientes como os realizados por auxiliares de biblioteca, documentação e correios, operadores de caixa, atendentes etc. A maioria das ocupações deste grande grupo requer competência de nível 2 da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações - CIUO 88 (1).

A EXPLICAÇÃO PARA O ENQUADRAMENTO NO GG 2:

O perfil atual do profissional de secretariado é de um assessor, gestor e consultor, portanto, está enquadrado no grupo correto, visto que este grupo prevê um profissional com formação eclética, um nível intelectual muito bom, enfim mais adequado ao perfil do profissional exigido pelo mercado.

No GG 4, os profissionais têm um perfil executor (digitar, ordenar, armazenar, computar e recuperar informações), atividades QUE TAMBÉM fazem parte das atividades do profissional de secretariado, mas que podem ser realizadas pelo seu Staff - auxiliares. Estas tarefas rotineiras não são, hoje, o que norteiam a profissão, apenas uma das suas atividades/tarefas.

Madu – eu tiraria este texto em azul (acima) – veja se concorda comigo.

E lá embaixo no quadro colocaria novo onde tem mudanças.

Os Códigos dos Profissionais de Secretariado estão, na nova CBO, assim definidos:

2523 :: Secretárias(os) executivas(os) e afins

Títulos

2523-05 - Secretária(o) executiva(o)

Assessor de diretoria, Assessor de presidência, Assistente de diretoria, Assistente de presidência, Auxiliar administrativo de diretoria, Auxiliar administrativo de presidência, Secretário de diretoria, Secretário de gabinete, Secretário de presidência, Secretário pleno, Secretário sênior, Tecnólogo em secretariado

2523-10 - Secretário bilíngüe

Assessor bilíngüe, Assistente bilíngüe, Auxiliar administrativo bilíngüe, Secretário bilíngüe de diretoria, Secretário bilíngüe de gabinete, Secretário bilíngüe de presidência, Secretário pleno bilíngüe, Secretário senior bilíngüe

2523-15 - Secretária trilíngüe

Assessor trilíngüe, Assistente trilíngüe, Auxiliar administrativo trilíngüe, Secretário pleno trilíngüe , Secretário sênior trilíngüe , Secretário trilíngüe de diretoria, Secretário trilíngüe de gabinete, Secretário trilíngüe de presidência

2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar

Secretário de escola(tecnólogo), Secretário escolar(tecnólogo)

 

Descrição Sumária

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções, atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

 

 


Condições gerais de exercício

Trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

 

Formação e experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

 

A título de esclarecimento e conhecimento, trazemos informações sobre o código 4110 (todos os profissionais de secretariado com registro de Assistentes e Assessoras e com atribuições de Secretárias, conforme a lei de regulamentação da profissão são representadas pelo SINSESP).

4110 :: Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Títulos

4110-05 - Auxiliar de escritório, em geral

Auxiliar administrativo de pessoal, Auxiliar de administração, Auxiliar de compras, Auxiliar de escritório, Auxiliar de estoque, Auxiliar de promoção de vendas (administrativo), Auxiliar de setor de compras (administrativo), Auxiliar de supervisor de vendas (administrativo), Auxiliares administrativos e de escritórios, Escriturário

4110-10 - Assistente administrativo

Agente administrativo, Assistente de administração, Assistente de controlador de orçamento, Assistente de controle administrativo, Assistente de escritório, Assistente de faturamento, Assistente de finanças - exclusive no serviço público, Assistente do setor de firmas e procurações, Assistente técnico - no serviço público, Assistente técnico administrativo, Encarregado de departamento de pessoal, Encarregado de pessoal

4110-15 - Atendente de judiciário

4110-20 - Auxiliar de judiciário

4110-25 - Auxiliar de cartório

4110-30 - Auxiliar de pessoal - Apontador de cartões de ponto

4110-35 - Auxiliar de estatística - Controlador de estatística

4110-40 - Auxiliar de seguros - Auxiliar técnico de seguros

4110-45 - Auxiliar de serviços de importação e exportação - Auxiliar de tráfego de exportação e importação, Conferente de documentação de importação e exportação, Conferente de exportação

4110-50 - Agente de microcrédito - Agente de microfinanças, Assessor de microcrédito, Assessor de microfinanças, Coordenador de microcrédito

Descrição Sumária

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.


3515 :: Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas

Títulos

3515-05 - Técnico em secretariado

Secretária (técnico em secretariado - português), Secretário (técnico de nível médio), Secretário-assistente administrativo (técnico), Técnico em secretariado (português)

Descrição Sumária

Transformam a linguagem oral em escrita, registrando falas em sinais, decodificando-os em texto; revisam textos e documentos; organizam as atividades gerais da área e assessoram o seu desenvolvimento; coordenam a execução de tarefas; redigem textos e comunicam-se, oralmente e por escrito.

Esta família não compreende

2523 - Secretárias(os) executivas(os) e afins



Mais informações no site: www.mtecbo.gov.br

 
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