Profissional de Secretariado:
Associe-se
ao Sinsesp gratuitamente!
Empresas Contabilidade:
Cadastre-se
aqui!
Revista de Gestão e Secretariado - GeSec
Novos artigos publicados. Acesse e leia!
Voltar

...............................................................................agosto/setembro/outubro de 2008

 

SINSESP EM CONTATO

Editorial

O Profissional de Secretariado que Queremos Ser

"Reputação é o que as pessoas pensam ao meu respeito. Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando." D. L. Moody

O mercado de trabalho se transformou nas últimas décadas de forma eficaz e rápida. Tais mudanças decorrentes do avanço tecnológico e do processo de globalização reforçaram e, ainda, reforçam a necessidade de redefinir um novo profissional adaptado à moderna realidade das organizações.

A evolução da tecnologia nasceu da criatividade e do trabalho humano, tendo como premissas melhorar a qualidade de vida e tornar mais eficaz o desempenho das atividades. As mudanças são constantes nos dias atuais, sendo que não apenas as pessoas mudam de emprego, mas mudam também o conteúdo das profissões que sofrem alterações constantemente. Num cenário onde as maiores características da atual sociedade são a mudança e competitividade no universo organizacional, empregado e empregadores tentam se adaptar às novas exigências que lhe são impostas. As organizações buscam no valor humano, o desempenho que irá garantir seu sucesso frente à concorrência. Porém, aos colaboradores, novas atribuições e exigências são agregadas à sua performance e para que ele se mantenha presente e apto a este novo mercado, também necessita de adaptação. Não foi e nem vem sendo diferente com a profissão: Secretariado Executivo, que evoluiu no tempo e com o tempo. Nascida na antiguidade, passou o tempo se modificando, se aperfeiçoando e igualmente se adaptando a velocidade do mercado de trabalho.

Mas, que profissão é esta que temos? Que tipo de Profissional queremos Ser?

Ao longo de 23 anos de regulamentação da profissão, 20 anos de sindicalismo secretarial, existe uma confusão no mercado de trabalho sobre o nosso perfil profissional. Alguns acham que ela não existe, outros entendem que este perfil moderno não é de secretariado, outros ainda questionam e incentivam o plano de carreira, mas não direcionado a Assessoria Executiva e/ou Secretariado e sim como se fosse uma promoção a (o) Secretária(o) mudar de área.

É esta escolha que você fez para sua vida profissional?

É compreensível que o ser humano mude seus valores e opinião. Isto faz parte do amadurecimento, da cultura pessoal e profissional. Mas, enquanto no perfeito exercício da profissão e procurando entender o papel do Profissional de Secretariado nas empresas, você consegue e quer defender esta vaga sua profissão? Afirmamos e conhecemos, por lei, a singularidade do trabalho dos Profissionais de Secretariado nos mais diversos segmentos econômicos. Discutido em todo país através de fóruns promovidos pelas entidades de classe, o perfil do cargo e suas atribuições: organização do ambiente e expediente diário, sistematização do fluxo de informações, gestão da área secretarial, atendimento, comunicação, organização de eventos e viagens, contratação de serviços e demais atividades de apoio secretarial. Estas e também aquelas subentendidas, delegadas e cobradas: liderar, assessorar, articular negociações que precedem a tomada de decisões, iniciativa, criatividade, determinação, qualidade, excelência. São tarefas essenciais para a boa organização do cotidiano de Executivos e empresas.

Você tem desempenhado com profissionalismo estas atribuições? Tem contribuído e defendido seu papel nas organizações? Qual é o seu conceito de empregabilidade na área secretarial?

O seu talento para ser Profissional de Secretariado não poderá ser abatido pelo fato da empresa mudar sua cultura organizacional, reestruturando-se e visando seguirem mais enxutas, assegurando competitividade. Toda empresa tem seu jeito de Ser, explicitado por crenças, valores e normas subliminares.

Qual é sua personalidade e seu jeito de Ser Profissional de Secretariado?

Para mantermos e elevarmos o nível de empregabilidade na área secretarial, devemos conduzir as mudanças a nosso favor, definindo propósitos e objetivos pessoais e profissionais. Possuir um perfil enquadrado à profissão em que se atua e agregar competências comportamentais são considerados fatores importantes na manutenção da empregabilidade, pois as empresas necessitam evitar gastos excessivos com treinamento e tempo de espera para o aprendizado. Nosso papel é conscientizar da importância dos cursos de formação que habilitam, nós Profissionais de Secretariado, para o exercício da profissão. Precisamos de um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação pelo cargo que ocupam, para organizar-se e focar um bem maior para a profissão: o Conselho de Secretariado.

Queremos contar com você!

Quando ninguém está te olhando, você sente dignidade pela sua performance e pode dizer: Eu defendo sim minha profissão.

Parabéns pelo Dia do Profissional de Secretariado!

Isabel Cristina Baptista
Presidente Sinsesp
SRTE 73/86


Bibliografia:

Artigos consultor Nélio DaSilva

Administração de Recursos Humanos II
Prof. Marco Antonio Vanni de Oliveira

Como manter a empregabilidade em tempos de crise - Letícia Baggio, dra.; Marica de Andrade Pereira, Ms Maria Salete Waltrick. Dr. Antonio Caros de Francisco

Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico: o caso de planejamento dos transportes - M.A. Pereira

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button